O argentino Lionel Messi, estrela do Barcelona, colocou em dúvida sua intenção de se aposentar jogando pelo Newell's Old Boys, seu time de coração, da cidade de Rosario, devido ao difícil momento que a Argentina atravessa em relação à violência. “Muitas vezes falei que meu sonho é jogar no Newell's, mas não sei o que vai acontecer, e parte desta dúvida se deve ao momento do país", afirmou o jogador em entrevista à emissora argentina TyC Sports.
"Tenho uma família e hoje eles estão em primeiro lugar, depois eu. Quero que cresçam tranquilos, cresçam podendo desfrutar da vida com segurança. É muito feio ver as coisas que estão acontecendo na Argentina, sair na rua e por quererem te roubar você pode ser morto. Como vou levar meus filhos pra lá se em Barcelona tenho tudo e estou tranquilo?”, completou.
Apesar das ressalvas, Messi admitiu seu desejo de viver no país onde nasceu e pode vestir a camisa do Newell's Old Boys, clube em que jogou nas categorias de base. “O que mais quero é poder viver na Argentina. Poder aproveitar de todo o tempo que não tive por ter vindo para Barcelona muito garoto e que meus filhos cresçam na Argentina”, explicou.
Messi, 30 anos, renovou recentemente seu contrato com o Barcelona até 30 de junho de 2021.
Na Argentina, a violência está no centro da agenda de políticos e cidadãos. Segundo dados oficiais de 2016, 27,5% das famílias argentinas já sofreram com algum tipo de delito.