Presos vão estudar à distância
Reprodução
O ex-governador do Rio, Sérgio Cabral e sua esposa, Adriana Ancelmo, foram aprovados no curso à distância de teologia das Faculdades Batistas do Paraná. O resultado do vestibular foi divulgado nesta sexta-feira (8). A lista de aprovados inclui ainda os nomes de Wilson Carlos Cordeiro Carvalho, ex-secretário de governo, e do empresário Marco Antônio de Luca.
Os quatro são réus em processos derivados da Operação Lava Jato no Rio. O ex-governador, que responde a 12 processos, já foi condenado a mais de 72 anos de prisão. Sua mulher, Adriana Ancelmo foi condenada a 18 anos e três meses em um dos processos que responde. Já o ex-secretário de Cabral tem condenações que somam mais de 44 anos de prisão. O empresário Marco Antônio de Luca foi preso este ano, mas ainda não foi a julgamento.
Segundo informações da instituição de ensino, eles têm até o dia 19 deste mês para realizar a matrícula. O grupo foi aprovado na modalidade de educação à distância, ou seja, as aulas serão ministradas virtualmente.
Em nota, a instituição afirmou que “os detentos passam pelos mesmos critérios de correções de notas e redação, como qualquer outro candidato que se dispõe à vaga, sem regalias, privilégios ou coerções de terceiros”.
Informou ainda sobre o procedimento para aplicação da prova aos detentos: “todas as provas são aplicadas pela Secretaria de Segurança Pública de seu Estado; e, a sua aplicação é realizada após verificação da mesma pelos órgãos competentes da área de Segurança Pública. Os aplicadores do teste são selecionados pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária de cada Estado. Cada preso realiza a prova em seus setores de reclusão, assim como, os demais candidatos que participam do mesmo processo seletivo na unidade da Fabapar”.
Por fim, destacou que, segundo a Constituição Federal, “todo aprisionado tem direito à educação”.
*Sob supervisão de PH Rosa