Um soldado norte-coreano recebeu seis impactos de bala em uma dramática fuga para a Coreia do Sul, informaram nesta terça-feira fontes médicas e militares, acrescentando que o homem foi levado com vida a um hospital. O Comando das Nações Unidas (UNC) dirigido pelos Estados Unidos, que monitora o povoado de fronteira de Panmunjom, revelou que o soldado desceu de um veículo nas imediações da zona demarcada que separa as duas Coreias e correu em direção ao Sul.
"Assim que desceu do veículo correu, atravessando a fronteira, enquanto outros soldados atiravam da Coreia do Norte", informou o UNC. Um oficial do comando militar conjunto sul-coreano revelou que os guardas de fronteira norte-coreanos efetuaram mais de 40 disparos.
Um médico que atendeu o soldado - levado de helicóptero para um hospital - disse que o militar recebeu meia duzia de tiros, o mais grave no estômago. "Tem ao menos seis ferimentos por bala, incluindo um no estômago, o mais sério", revelou o médico Lee Cook-Jong. Panmunjom é a aldeia situada onde em 1953 se firmou o armistício que acabou com a Guerra da Coreia, iniciada três anos antes.