A economia brasileira cresceu 0,3% no terceiro trimestre, já com ajustes sazonais, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal), divulgado nesta quinta-feira (16).
Pelo lado da oferta, o setor agropecuário recuou 7,0% no trimestre, depois de um forte avanço no primeiro semestre. Mas o indicador mostra que a indústria cresceu 1,1% e o setor de serviços avançou 0,7%, já com ajustes sazonais.
Pela demanda, os destaques do terceiro trimestre foram altas de 2,4% das exportações e de 0,8% dos investimentos. Do lado negativo, tivemos as quedas de 0,6% no consumo das famílias e de 1,1% no consumo do governo. Por fim, as importações cresceram 4,7% no terceiro trimestre.
Comparação anual e acumulado de 2017
Segundo a Serasa, o PIB cresceu 1,2% na comparação com o terceiro trimestre do ano passado. Com estes resultados, a atividade econômica subiu 0,4% entre janeiro e setembro frente ao mesmo período do ano passado.
No acumulado do ano, a atividade agropecuária acumula crescimento bastante expressivo, de 13,3% ante o mesmo período do ano passado,mostra o indicador. Já a indústria e o setor de serviços ainda apresentam quedas de 0,9% e de 0,4%, respectivamente.
No confronto com o acumulado dos primeiros nove meses de 2017, praticamente todos os componentes da demanda agregada recuaram: consumo das famílias (-0,3%), consumo do governo (-2,3%), investimentos (-4,0%). Somente as exportações e as importações cresceram: 4,6% e 3,7%, respectivamente.