A Prefeitura de Muriaé apresentou nesta quinta-feira (16) o resultado do Levantamento de Índice Rápido de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa). A incidência ficou em 0,9, número considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o Executivo, foram implantadas medidas para reduzir focos da dengue em relação ao mesmo período de 2016, quando o LIRAa era 2,6 e representava situação de alerta. O levantamento foi feito entre os dias 16 e 20 de outubro e teve maior número de visitas residenciais, em terrenos e nos pontos estratégicos.
Segundo a diretora da Vigilância em Saúde Ambiental do Município, Carla Morcerf, houve redução nos casos de doenças causadas pelo Aedes aegypti e isso foi o resultado do trabalho coordenado pela Secretaria de Saúde junto aos agentes de combate de endemias e agentes comunitários.
“Uma média de 125 mil visitas domiciliares foram feitas este ano, além de diversas ações que levaram informações para a população. O nosso disk-denúncia também está atendendo a todos os pedidos no prazo máximo de 24 horas”, afirmou.
Ela chamou atenção, também, para as ações de conscientização dentro das escolas públicas e praças da cidade, incentivando que crianças e adolescentes combatam o mosquito nas próprias casas.