Uberlândia recebe uma mostra itinerante de sete curtas-metragens, produzidos ao longo deste ano por 120 crianças e adolescentes de oito a 16 anos, que moram nos bairros Alvorada, Morumbi, Joana Darc, Dom Almir, Celebridade, Prosperidade, São Francisco, Jardim Ipanema, Jardim Sucupira e Aclimação. Os eventos acontecem a partir desta quinta-feira (16), são abertos ao público e tem entrada gratuita.
Os filmes foram desenvolvidos por meio do Projeto CineOLHAR, coordenado pela cineasta e educadora Aline Miguel. “Nosso objetivo é dar oportunidade de acesso à arte e à cultura para essas crianças e adolescentes através da vivência com a linguagem técnica e artística do audiovisual”, explicou Aline.
Ao longo das oficinas semanais e gratuitas que acontecem no Clube Cesag, no Bairro Alvorada, os participantes do projeto têm acesso não só à teoria, mas também à prática do cinema. “São eles quem fazem tudo, desde o levantamento e discussão de ideias para criação de roteiros, divisão de funções, cenário, figurinos, gravações, edições e até mesmo a distribuição do filme: como construir a Mostra Itinerante para fazer os filmes serem vistos pelas pessoas”, contou a coordenadora.
Otávio Augusto, de 13 anos, desempenhou diversos papéis como ator, cinegrafista, iluminador e roteirista nos curtas produzidos. “Eu tô bem animado para a mostra. Todos estão muito ansiosos, mas é algo bom. A gente tá muito feliz de poder levar nosso trabalho para vários lugares”, disse.
Confira datas e locais da Mostra CineOLHAR:
- 16/11 – 14h30 / 15h / 16h: Escola Estadual Lourdes de Carvalho na Rua Gentil Cardoso de Paula, 10, Bairro Alvorada;
- 17/11 – 19h30: Oficina Cultural na Praça Clarimundo Carneiro, 204, Centro
- 28/11 – 15h30: ONG Ação Moradia na Rua Canoas, 181, Bairro Morumbi
- 02/12 – 15h: Alvorada Cultural na Rua Maria Augusta de Morais, 04, Bairro Alvorada