quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Mattel lança Barbie com hijab, tipo de véu islâmico

Mattel lança Barbie com hijab, tipo de véu islâmico


A Mattel anunciou o lançamento de uma Barbie de hijab, um dos tipos de véu islâmico. A boneca é uma representação da esgrimista Ibtihaj Muhammad, medalhista olímpica em 2016 pelos Estados Unidos. Ela foi a primeira norte-americana a usar o hijab em Jogos Olímpicos. A Barbie de hijab será vendida nos Estados Unidos, pelo site barbie.com e pela Amazon. Não há previsão de venda no Brasil.






A esgrimista Ibtihaj Muhammad ganhou Barbie em sua homenagem (Foto: Mattel/Divulgação)A esgrimista Ibtihaj Muhammad ganhou Barbie em sua homenagem (Foto: Mattel/Divulgação)


A esgrimista Ibtihaj Muhammad ganhou Barbie em sua homenagem (Foto: Mattel/Divulgação)





Em seu perfil no Twitter, Ibtihaj Muhammad comemorou o lançamento da boneca, e contou que uma Barbie com hijab era um sonho de infância para ela. “Tenho orgulho de saber que as meninas, em todos os lugares, podem agora brincar com uma Barbie que opte por usar o hijab! Este é um sonho de infância tornado realidade”, escreveu.





Em nota, Sejal Shah Miller, vice-presidente de marketing global da Barbie, disse que o lançamento da boneca mira a busca por representatividade. "Ibtihaj é uma inspiração para inúmeras meninas que nunca se viram representadas, e honrando sua história, esperamos que essa boneca lhes diga que eles podem ser e fazer qualquer coisa".






Diversos veículos de imprensa informaram que a Barbie em homenagem a Ibtihaj Muhammad é a primeira a ser lançada pela Mattel com um hijab. Procurada pelo G1, no entanto, a marca não confirmou a informação.






Ibtihaj Muhammad se tornou a primeira americana a competir na Olimpíada com o véu muçulmano (Foto: Reuters)Ibtihaj Muhammad se tornou a primeira americana a competir na Olimpíada com o véu muçulmano (Foto: Reuters)


Ibtihaj Muhammad se tornou a primeira americana a competir na Olimpíada com o véu muçulmano (Foto: Reuters)







Mudanças da Barbie





Essa é uma das ações da Mattel em busca do conceito de representatividade. Em 2016, a marca anunciou a expansão da sua linha Fashionistas, com a inclusão de três novos tipos de corpo - baixa, alta e curvilínea - além de uma variedade de tons de pele, estilos de cabelo e roupas.






Modelos da boneca Barbie lançados em 2016 (Foto: Mattel via AP)Modelos da boneca Barbie lançados em 2016 (Foto: Mattel via AP)


Modelos da boneca Barbie lançados em 2016 (Foto: Mattel via AP)






No ano anterior, a marca já havia lançado uma campanha estrelada por um grupo de crianças que incluía um menino. A propaganda foi feita para divulgar a boneca desenvolvida em parceria com a grife italiana Moschino.






Anúncio de boneca Barbie mostra menino brincando (Foto: Reprodução/YouTube)Anúncio de boneca Barbie mostra menino brincando (Foto: Reprodução/YouTube)


Anúncio de boneca Barbie mostra menino brincando (Foto: Reprodução/YouTube)