domingo, 19 de novembro de 2017

Governo do Estado apresenta projeto de lei complementar para reestruturar secretarias em Rondônia

Governo do Estado apresenta projeto de lei complementar para reestruturar secretarias em Rondônia




Projeto do Governo do Estado está para aprovação no Plenário da Assembléia Legislativa de Rondônia (Foto: José Hilde/ Decom ALE-RO)Projeto do Governo do Estado está para aprovação no Plenário da Assembléia Legislativa de Rondônia (Foto: José Hilde/ Decom ALE-RO)


Projeto do Governo do Estado está para aprovação no Plenário da Assembléia Legislativa de Rondônia (Foto: José Hilde/ Decom ALE-RO)




Está na Assembleia Legislativa de Rondônia um Projeto de Lei Complementar, de autoria do Executivo estadual, que, dentre outras inovações, propõe a criação de uma superintendência, uma fundação e de uma nova secretaria, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), que deve absorver as competências e atribuições da Superintendência do Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Suder), que será extinta no mesmo projeto de lei.




Segundo nota publicada na página oficial do Governo, para a estrutura da nova secretaria devem convergir o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (Der), Companhia de Águas e Esgotos (Caerd), Instituto de Pesos e Medidas(Ipem), Junta Comercial (Jucer), Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Cientificas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero) - juntamente com seu Conselho Curador, Companhia de Gás (Rongás), Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agero), Sociedade de Portos e Hidrovias (Soph), Superintendência de Turismo (Setur), além de dois conselhos estaduais.




De acordo com a assessoria do Governo, o Projeto tem por objetivo produzir mais eficiência e menos gastos nos serviços públicos.




A proposta cria ainda a Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease), vinculada à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas). O organismo absorverá a Coordenação de Socioeducação que atualmente é vinculada à Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).




Por sua vez, a Sejus, responsável pela gestão do sistema penitenciário, passa ao nível de superintendência com a denominação Superintendência Estadual do Sistema Penitenciário (Sesp), que será vinculada à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).




A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) foi contemplada na reforma com reestruturação. O órgão passa a ter cargos em comissão e funções gratificadas para atender necessidades nos municípios onde mantém regionais.




A Superintendência de Estado de Políticas sobre Drogas (Sepoad) é outra que deve ser extinta e suas atribuições e competências ficam transferidas para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).