quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Após tiroteio na Califórnia, Trump tuíta mesma mensagem que postou sobre o massacres no Texas

Após tiroteio na Califórnia, Trump tuíta mesma mensagem que postou sobre o massacres no Texas





Trump comete gafe em rede social ao confundir chacina da Califórnia com tragédia no Texas



Trump comete gafe em rede social ao confundir chacina da Califórnia com tragédia no Texas




O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, gerou polêmica nesta quarta-feira (15) com um tweet no qual ele aparentemente copiou a mensagem que foi divulgada após o massacre de 5 de novembro em uma igreja do Texas.




O texto foi motivo de polêmica porque foi divulgado após o tiroteio desta terça na Califórnia, quando acabava de aterrissar em Washington após uma viagem de 13 dias pela Ásia.




A mesagem, que apagou de sua conta oficial algumas horas depois, levantou especulações de que Trump poderia ter copiado e colado o texto do início do mês para se manifestar sobre o tiroteio de terça, mas teria se esquecido de mudar o nome da cidade e do estado.




Nesta terça, Trump tuitou:






"Que Deus esteja com o povo de Sutherland Springs, Texas. O FBI e as forças de aplicação da lei chegaram".





No início do mês, a mensagem foi:






"Que Deus esteja com o povo de Sutherland Springs, Texas. O FBI e as forças de aplicação da lei estão no terreno. Estou acompanhando a situação do Japão".





Trump apagou o tweet na manhã de hoje, mas vários veículos de imprensa americanos tinham capturado a mensagem e algumas das respostas enviadas pelos usuários. A Casa Branca não esclareceu se Trump tratava, de fato, de reagir ao episódio na Califórnia, que deixou pelo menos cinco mortos, entre eles o próprio atirador.






"Usou o mesmo tweet para Texas e Califórnia. Se esqueceu de mudar o estado. E ninguém o revisa. Desrespeitoso e negligente", escreveu James Costos (veja acima), que exerceu o cargo de embaixador dos EUA na Espanha entre 2013 e 2017, durante o segundo mandato de Barack Obama.




Por sua vez, uma usuária identificada como CK tuítou que é "bastante triste que, quando há tantos massacres com armas de fogo", Trump "se limite a usar o mesmo tweet genérico para responder a todos".