domingo, 12 de novembro de 2017

Yamaha Fazer 250 2018 ABS: primeiras impressões | Salão Duas Rodas - 2017

Yamaha Fazer 250 2018 ABS: primeiras impressões | Salão Duas Rodas - 2017

[ad_1]

Yamaha Fazer 250 ABS 2018 é lançada para briga com a Honda CB Twister

Yamaha Fazer 250 ABS 2018 é lançada para briga com a Honda CB Twister

A Yamaha Fazer 250 2018 foi lançada neste domingo (12) e será a principal atração da marca no Salão Duas Rodas 2017, que abre ao público nesta terça (14), em São Paulo. O modelo recebeu as maiores mudanças desde a sua chegada ao mercado brasileiro em 2005. Com freios ABS de série e custando R$ 14.990, o objetivo do modelo é claro: brigar com a Honda CB Twister.

Para isso, a moto mudou praticamente por completo (veja fotos).

Visual, suspensões e chassi são completamente novos e apenas o motor foi reaproveitado. Mesmo assim, ele passou por alterações na injeção eletrônica e no escapamento, que fez sua potência subir para 21,5 cavalos de potência, 0,6 cv a mais que a geração anterior.

Mas a principal aposta da Fazer 250 está no freio ABS de série, algo que a Twister tem somente opcional. Em versão única, a moto da Yamaha vem com um preço intermediário entre a CB Twister sem ABS (R$ 14.100) e a CB Twister (R$ 15.640) com ABS, tornando o modelo um interessante custo/benefício. Uma nova aposta da marca é dar 4 anos de garantia para a Fazer 250, algo inédito no segmento.

Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Antiga presença constante entre as 10 motos mais vendidas do país, a Fazer veio perdendo espaço nos últimos tempos, em partes devido à falta de grandes novidades no modelo e também pelos avanços da CB Twister, que já trouxe ABS antes de sua rival. Vale lembra que, até 2019, todas as motos novas do Brasil terão que possuir freios ABS ou CBS de série.

Para saber na prática como ficou a nova Fazer, rodamos cerca de 100 km com a moto na região de Campos do Jordão (SP).

Concorrentes da Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: G1 / Infográfico)Concorrentes da Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: G1 / Infográfico)

Concorrentes da Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: G1 / Infográfico)

Agora, a Fazer 250 é um modelo mais globalizado. O projeto foi tocado conjuntamente entre as equipes da marca no Brasil, Japão e Índia. Isso explica a nova cara a moto com um estilo mais arrojado e que mostra toques bem indianos, principalmente na carenagem do farol estilizado.

Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)

No entanto, o peso brasileiro no projeto deixou a moto sóbria e sem exageros. Na verdade, ela ficou bem encorpada, parecendo um modelo de maior cilindrada. As cores para o mercado brasileiro são azul, branco, preto e vermelho, enquanto na Índia existem combinações, digamos, mais chocantes.

O modelo continua sendo montado em Manaus e parte da produção é no Brasil, mas muitos componentes vêm da Índia, como o chassi, e também do Japão, principalmente, a parte eletrônica.

Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: Gustavo Epifanio/Yamaha/Divulgação)Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: Gustavo Epifanio/Yamaha/Divulgação)

Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: Gustavo Epifanio/Yamaha/Divulgação)

Uma coisa que poderia ser sutil, mas fez toda diferença na nova Fazer é a ergonomia. Com um guidão mais alto e pedaleiras mais recuadas, o motociclista fica mais “encaixado” na modelo.

Os braços ficam bem relaxados e, mesmo após 3 horas de viagem, não havia sinal de cansaço. O novo assento, em dois níveis, também ajudam a encontrar o posicionamento correto e as penas ficam bem acomodadas ao redor do tanque.

Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Um porém está nos espelhos retrovisores da moto, que ficaram com um design bem mais moderno e menores. Isso gerou um pouco de dificuldade de visualização, levando um tempo para se acostumar com eles.

Com o novo chassi, as suspensões também mudaram e estão mais “durinhas”, mas sem comprometer o conforto. Uma alteração no ângulo de inclinação da suspensão dianteira, que ficou mais fechado, deixou a frente da moto muito ágil, facilitando trocas de direção rápidas.

Chassi da Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)Chassi da Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Chassi da Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)

O painel também mudou, apesar de lembrar bastante o antigo. Está posicionado mais alto, o que ajuda a visualização, e possui sistema anti-reflexo. Ele é de LED, mesmo elemento que está no farol e na lanterna.

Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Apesar de manter a base do motor anterior, a Fazer 250 ficou mais espertinha. O ajuste da injeção mudou e a admissão de ar para o motor está maior, ou seja, mais ar entrando, mais potência. Isso, somado ao escapamento novo, deu 0,6 cavalos a mais à moto. Pode não parecer muito, mas, na prática, a moto ficou mais “espertinha”.

Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: Gustavo Epifanio/Yamaha/Divulgação)Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: Gustavo Epifanio/Yamaha/Divulgação)

Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: Gustavo Epifanio/Yamaha/Divulgação)

Outra melhora foi nos engates do câmbio, um problema em gerações passadas da Fazer, que agora estão bem mais macios. Mas continua sendo apenas de 5 marchas, elas estão bem escalonadas, porém, a CB Twister tem um câmbio de 6 marchas que pode ser uma vantagem.

Como um todo, o motor está com um comportamento mais liso e menos ruidoso, porém, o escape ganhou um som mais grave e empolgante.

Durante o roteiro, passamos por várias serras e moto mostrou que pode ser uma boa opção para viagens também, além da cidade. O motor não perdeu o fôlego mesmo em subidas mais íngremes.

Painel da Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)Painel da Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Painel da Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Claro que as marcas possuem todo um cronograma correto para entregar o produto de uma maneira segura aos consumidores, mas a sensação de rodar com a Fazer 250 foi que ela deveria ter chegado antes.

Ela tem tudo para brigar de igual para igual com a Twister e, na verdade, até superá-la em muitos quesitos, como o design e o sistema de freios ABS de série. No entanto, chega quase dois anos depois da rival, lançada no Salão Duas Rodas 2015.

Mas a briga será boa e a Honda terá que se mexer em um futuro próximo para acompanhar a Fazer.

Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Yamaha Fazer 250 ABS 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)



[ad_2]

Source link




























































































































































































































































قالب وردپرس