TV Foco - Audiência da TV, Notícias da TV e Famosos - O maior site especializado em Audiência da TV
Marca internacional que surgiu nos Estados Unidos em 1966, o “Teleton”, idealizado por Jerry Lewis que, ao tratar do seu filho deficiente físico, percebia que nem todas as pessoas com deficiência tinham a mesma condição financeira para garantir um atendimento.
+Celso Portiolli revela qual presente daria para casamento luxuoso na mansão de Luciano Huck
Após mais de 20 anos, o Brasil tomou conhecimento do verdadeiro significado da maratona, no dia 16 de maio de 1998, quando Silvio Santos e a diretoria da AACD fizeram um acordo. Naquele ano, Décio Goldfarb, presidente da instituição na época, ligou para a apresentadora Hebe Camargo dizendo: “Eu preciso falar com o Silvio Santos”. Após a apresentação da ideia, Silvio cedeu 26 horas de programação todos os anos para a causa.
E para surpreender o país na época, o dono do SBT fez questão de explicar como funcionaria o evento para cada artista que decidiu convidar. Na noite do dia 16 de maio, Silvio Santos, aparentemente nervoso, deu início ao primeiro Teleton, onde o tema musical foi a música “Depende de Nós”, cantada na voz da cantora Fafá de Belém.
Na ocasião, foi definido que Daniel e a apresentadora Hebe Camargo seriam os padrinhos da campanha. Entre as celebridades presentes da estreia, Adriane Galisteu, Astrid Fontenelle, Luciano Huck, Eliana, Gugu Liberato, Celso Portiolli, Serginho Groisman, Carlos Alberto de Nóbrega, Marília Gabriela, Márcia Goldschmidt, Edgard Piccoli, Adriana Colin, Jackeline Petkovic, Amanda Françozo, Débora Rodrigues, Moacyr Franco, Ronald Golias, Ney Gonçalves Dias, Sabrina Parlatore, Soninha, Marcelo Augusto, Patrícia de Sabrit, Beto Carrero, Gorete Milagres, Carla Perez, Flávia Monteiro, além do elenco da novela “Chiquititas”.
Entre as atrações musicais, estavam Agnaldo Timóteo, Angela Maria, Alcione, Araketu, Barão Vermelho, Beto Barbosa, Charlie Brown Jr., Chitãozinho e Xororó, Chico César, Daniel, Daniela Mercury, Deborah Blando, Grupo Molejo, Dominó, Fafá de Belém, Exaltasamba, Gabriel O Pensador, Karametade, Katinguelê, Latino, Zezé di Camargo & Luciano, Sandy e Júnior, Jerry Adriani, entre outros.
E o que ninguém esperava, aconteceu. Como quase todo ano, algum grande artista não consegue confirmar sua participação e, caso ela ocorra, só ficarão sabendo horas antes de entrar no palco. Na primeira edição, não poderia ser diferente. Uma das atrações mais esperadas pelos telespectadores, e uma das de mais sucesso também, foi a de Roberto Carlos, que fez sua participação direto da cidade de Manaus.
Neste ano, a direção preparou um “Roda a Roda” especial com famosos para ajudar na atratividade do evento. Já naquela época, Silvio Santos idealizou o “Gol Show” Especial que ele mesmo apresentou. A meta de R$9 milhões foi atingida e todo o dinheiro foi investido na construção de uma nova unidade da AACD em Recife (PE), e outro montante na reestruturação e ampliação da Unidade Mooca, em São Paulo. O aumento da capacidade de atendimento diário cresceu.
Vale lembrar que a meta de arrecadação deste ano será de R$ 28 milhões, que será destinada à manutenção das Unidades e do Hospital AACD. Em celebração aos 20 anos, o Teleton trará ainda momentos marcantes ao longo desse período, como menções à eterna madrinha, Hebe Camargo, e a outros momentos inesquecíveis. A nova música tema é “Trem Bala” de Ana Vilela, canção que é inspiração sobre vida, sonhos e companheirismo, gestos que são identificados diariamente nos corredores da Instituição.
“Teleton” completa 20 anos no SBT; relembre como foi a estreia