sábado, 11 de novembro de 2017

Previsão aponta início do período de chuvas para o fim de novembro no Amapá

Previsão aponta início do período de chuvas para o fim de novembro no Amapá




Previsão é que chuvas sejam intensificadas no fim do ano (Foto: Abinoan Santiago/Arquivo G1)Previsão é que chuvas sejam intensificadas no fim do ano (Foto: Abinoan Santiago/Arquivo G1)


Previsão é que chuvas sejam intensificadas no fim do ano (Foto: Abinoan Santiago/Arquivo G1)




O período de chuvas fortes no Amapá deve ser registrado já a partir do fim de novembro, segundo o serviço de meteorologia do Instituto de Pesquisas Científicas do Amapá (Iepa). Com isso, o verão, que normalmente se estende até o início de janeiro, deve ser reduzido. O provável adiantamento do inverno será provocado porque não há previsão de ocorrência do fenômeno "El Niño".




De acordo com o meteorologista do Iepa, Jefferson Vilhena, nos últimos 5 anos o verão teve maior duração devido à estiagem provocada pelo "El Niño" junto com o fenômeno "La Niña", que interferiam na altas temperaturas registradas.




“Em 2017, o verão não foi tão quente devido à ausência de ambos os fenômenos e, com isso, a baixa na estiagem, que eleva as temperaturas. Segundo a previsão de nossa climatologia, se as chuvas realmente caírem no fim de novembro, poderão ser registrados 50 milímetros de volume de água”, destacou.






Normalmente nos primeiros meses do ano o volume de chuvas registrado é de 250 a 350 milímetros (Foto: Jéssica Alves/G1)Normalmente nos primeiros meses do ano o volume de chuvas registrado é de 250 a 350 milímetros (Foto: Jéssica Alves/G1)


Normalmente nos primeiros meses do ano o volume de chuvas registrado é de 250 a 350 milímetros (Foto: Jéssica Alves/G1)





O ápice das chuvas será a partir do mês de março, de acordo com Vilhenam, e se estende até julho, quando está previsto o início do verão. Normalmente nos primeiros meses do ano o volume de chuvas registrado é de 250 a 350 milímetros.




"O fenômeno do 'El Niño' foi intenso na região Norte e, devido a isso, as altas temperaturas são constantes e, consequentemente, menor o volume de chuvas. Ele altera a rota dos ventos na região do Oceano Pacífico e ocorre o aquecimento das águas, atingindo a costa Oeste da América do Sul", explicou.





A previsão do tempo aponta que neste verão a temperatura chega em torno de 33ºC, com a sensação térmica em Macapá no horário de pico atingindo os 45ºC.




Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.