Tricampeão da América, o Grêmio agora parte para um novo objetivo: o bi mundial. O Tricolor, que entra na semifinal, vai disputar uma vaga na final com o vencedor de Pachuca, do México, e Wydad Casablanca, do Marrocos, que duelem nas quartas de final.
O Pachuca é um velho frequentador do Mundial de Clubes da Fifa. O time mexicano vai para sua quarta participação no torneio. O melhor desempenho foi em 2008, quando chegou à semifinal e acabou eliminado pela LDU. Nas duas outras participações, em 2007 e 2010, o time mexicano foi eliminado ainda nas quartas de final para Étoile du Sahel (Tunísia) e o Mazembe (Congo), respectivamente.
Para chegar ao Mundial de Clubes deste ano, o Pachuca venceu um duelo mexicano com o Tigres na final da Liga dos Campeões da Concacaf. Após empate no primeiro jogo, o centroavante Franco Jara, um dos destaques da equipe, anotou o gol do título.
O Pachuca foi campeão continental com apenas uma derrota – 2 a 1 para o Dallas, dos EUA, na ida da semifinal, A equipe venceu seis partidas e obteve três empates na competição, que terminou em abril deste ano.
No segundo semestre, o Pachuca disputou dois torneios nacionais. O destaque fica para a campanha na Copa México, onde vai decidir o título em final com o Monterrey após o Mundial de Clubes. No Mexicano, o Pachuca terminou em 12º lugar.
Wydad estreia no Mundial
Representante da África, o Wydad Casablanca vai estrear no Mundial de Clubes. A equipe do Marrocos já havia vencido a Liga dos Campeões Africanos em 1992, época que equipes do continente não disputavam o Mundial.
Assim como o Grêmio, o Wydad Casablanca também chega ao Mundial embalado pela recente conquista continental. O time marroquino conquistou o título africano no dia 4 de novembro, quando derrotou o maior campeão do continente, o Al-Ahly, do Egito, na final por 1 a 0.
O Wydad Casablanca é o maior campeão do Marrocos, com 19 conquistas. O atual campeonato marroquino está apenas na sétima rodada, onde o Wydad Casablanca é oitavo colocado com três vitórias, três empates e uma derrota.