domingo, 12 de novembro de 2017

Operação tenta conter cultivo ilegal de camarões no litoral do Ceará

Operação tenta conter cultivo ilegal de camarões no litoral do Ceará




Bombas irregulares foram apreendidas pelos agentes do Batalhão do Meio Ambiente (Foto: Batalhão do Meio Ambiente/divulgação)Bombas irregulares foram apreendidas pelos agentes do Batalhão do Meio Ambiente (Foto: Batalhão do Meio Ambiente/divulgação)


Bombas irregulares foram apreendidas pelos agentes do Batalhão do Meio Ambiente (Foto: Batalhão do Meio Ambiente/divulgação)




Doze bombas de água irregulares foram apreendidas nesta quarta-feira (25) durante operação para combater o cultivo ilegal de camarões às margens do Rio Piranji, na praia de Parajuru, em Beberibe, no litoral leste do Ceará. Na ação, foram utilizados barcos a motor, flutuadores, caminhões com muques e capatazia.




Essa foi a segunda fase da Operação. A primeira ocorreu em junho desse ano, onde foram lacradas todas as bombas de água que mantinham o funcionamento irregular e registrado o procedimento na delegacia local. Na época foi constatado por especialistas ambientais que tal cultivo estava desviando o percurso do rio, matando o mangue local e todo meio ambiente original.




“Recebemos novas denúncias sobre o funcionamento das bombas lacradas na primeira ação e de pronto fomos verificar. Ao constatar a violação do embargo realizamos a apreensão das mesmas com o objetivo de cessar o grave dano ambiental. Nenhum dos produtores possui licença para o cultivo, assim agimos antes que o meio ambiente original seja destruído por completo”, afirmou o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, Tenente Coronel Ricardo Mota.




Por causa do descumprimento de embargo administrativo e por fazer funcionar empreendimento poluidor sem licença do órgão competente, a Secretaria Estadual do Meio-Ambiente (Semace) aplicou duas multas administrativas, cada uma no valor de R$100 mil.