O Grêmio conquistará o tricampeonato da Libertadores se empatar ou vencer o Lanús na Argentina, já que venceu o primeiro jogo por 1 a 0. Mas o clube argentino perdeu apenas duas vezes na temporada com os titulares no estádio La Fortaleza. Uma delas para a Chapecoense, porém, o time catarinense atuou com um jogador irregular e o “maior time de bairro do mundo” acabou ficando com os três pontos. Graças a esse episódio, os argentinos classificaram para a fase de grupos da competição.
A primeira derrota do grupo de Jorge Almirón em casa também foi na Libertadores da América, na primeira rodada da fase de grupos, para o Nacional do Uruguai. Desta partida, apenas um jogador, Herrera, não atuou contra o Grêmio na última quarta. Contra os brasileiros, além dele, Aguirre também esteve em campo.
“Em casa, terão a pressão de achar o gol (já que precisam de vitória no segundo jogo) e vão dar espaço. Vai ser totalmente diferente do jogo da Arena”, afirmou o técnico Renato Portaluppi.
Em 16 jogos, foram 10 vitórias, seis derrotas e nenhum empate, com 62,5% de aproveitamento. Retirando os amistosos contra Talleres e Belgrano, o número de vitórias cai para oito. O Lanús marcou 29 gols em casa e sofreu 16.
O Grêmio treina nesta segunda-feira, às 16h30min, no CT Luiz Carvalho. O deslocamento para a Argentina inicia às 20h50min. O segundo jogo da final da Libertadores está marcado para quarta-feira, às 21h45min, no estádio La Fortaleza.
•• Confira as partidas do Lanús em casa na temporada (em relação ao time que perdeu na Arena)
• 9 de março – 0x1 Nacional-URU - Libertadores - Fase de grupos
Titulares com Herrera
• 17 de maio – 1x2 (3x0) Chapecoense - Libertadores - Fase de grupos
Titulares com Herrera e Aguirre
• 18 de novembro – 0x3 Defensa y Justicia - Campeonato Argentino
Reservas
• 4 novembro – 0x2 Olimpo – Campeonato Argentino
Único titular foi Maxi Velázquez
• 10 de setembro – 0x1 Boa Juniors – Campeonato Argentino
Dos titulares, Andrada, Pasquini, García e Alejandro Silva atuaram
16 de agosto – 1x2 Unión Santa Fé - Copa da Argentina
Dos titulares, Braghieri, Gómez, Marcone, Román Martínez e Maxi Velázquez