domingo, 12 de novembro de 2017

Enem teve 32% de abstenção no segundo dia de prova - Notícias

Enem teve 32% de abstenção no segundo dia de prova - Notícias





O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve 32% de ausência de candidatos inscritos neste domingo (12), no segundo dia de provas. As informações são do balanço realizado pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, e da diretora do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Maria Inês Fini. Um total de 580 candidatos foram desclassificados  (578 deles por descumprimento do edital e dois por recusa em fazer a coleta do dado biométrico). Mais de 4,57 milhões de estudantes fizeram a prova neste ano.



Cerca de 2,15 milhões de inscritos não compareceram às provas aplicadas neste segundo ida de exame. Os candidatos responderam neste domingo (12) questões de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia). No domingo passado (5) foram aplicadas as provas de redação, linguagens e ciências humanas.



No primeiro dia de prova, foi registrada uma abstenção de 29,8%, com cerca de 2 milhões de candidatos faltosos. No ano passado, a abstenção média nos dois dias de Enem foi de 29,19%.



Neste ano, um total de 853 candidatos foram eliminados do Enem nos dois dias de prova, sendo 273 no primeiro dia e 580 no segundo dia. A maioria foi eliminada por descumprimento de regras do edital (842), nove por terem sido identificadas irregularidades nos detectores de metais e dois por recusa do dado biométrico.



Foram registradas 158 ocorrências nos dois dias de aplicação, sendo 45 neste domingo (12) e 113 no domingo passado (5). Os casos não comprometeram a aplicação.



O ministro da Educação, Mendonça Filho, classificou esta edição como a mais tranquila aplicação do Enem nos últimos anos, com pouquíssimas ocorrências. Na avaliação dele, o índice de abstenção está dentro da média.



“Historicamente, o primeiro dia tem menos abstenção do que o segundo dia. É um dado que repete um comportamento padrão em exames anteriores. Não vejo isso como uma grande novidade”, disse. Ele lembrou que, a partir deste ano, o participante isento do pagamento da taxa de inscrição do Enem que não compareceu às provas e não justificar a ausência perderá o direito a nova isenção no ano que vem.



Mendonça Filho anunciou que será garantida a gratuidade para o Enem 2018 para todos que fizeram Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) e tiverem pontuação mínima. A prova será aplicada no próximo domingo (19).



Também foi anunciada a operação Passe Fácil, conduzida pela Polícia Federal, que expediu 62 mandados sendo 31 de busca e apreensão e 31 de condução coercitiva. A ação ocorreu em 13 Estados: Pernambuco, Bahia, Ceará, Espírito Santos, Goiás, Maranhã, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Neste domingo (12) foi registrado apenas um flagrante em Londrina, no Paraná. 



Mesmo com a ação da Polícia Federal, Mendonça Filho reforço que o Enem transcorreu com muita tranquilidade. "Este ano tivemos poucas ocorrências que tiveram necessidade de atuação por parte do MEC ou de seus colaboradores. Também observamos que é viável a aplicação em dois domingos com uma grande adesão e simpatia por parte dos estudantes, que têm mais tranquilidade e menos pressão. Vale destacar que a atuação da PF evitou fraudes. Nome nas provas, detectores de metal, identificação de transmissores colaboraram muito para evitar fraudes", avaliou Mendonça Filho.



Franco Perazzoni, delegado da PF, resumiu como foi a atuação policial: "A operação deste domingo não teve prisão. Também não identificamos escuta. As medidas de segurança implementadas inibiram a atuação dessas pessoas que têm interesse em fraudar o exame. Da ação da PF neste segundo dia de provas do Enem, flagramos pessoas que fraudaram nos anos anteriores. Sabíamos que essas pessoas iriam fazer o Enem 2017. Foram então expedidos mandados para garantir que elas não fraudassem este ano também. Quanto aos pontos eletrônicos, nós não tivemos nenhuma situação nos dois dias de exame."



Resultados



O gabarito oficial do Enem será divulgado até a próxima quinta-feira (16) no Portal do Inep e no aplicativo do Enem. Os cadernos de questões de cada dia serão disponibilizados também no site do Inep e no aplicativo. Já o Boletim de Desempenho, que traz as notas idividuais dos participantes, deverá ser disponibilizado só  em 19 de janeiro de 2018.



O resultado do Enem pode ser usado em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).



Os alunos que foram prejudicados pela falta de luz na primeira prova poderão fazer o exame no dia 12 de dezembro. O resultado do Enem será divulgado no dia 19 de janeiro de 2018.





















































































































































































































































قالب وردپرس