A polícia do Ceará está à procura do dono de uma agência de viagens que teria vendido falsos pacotes turísticos falsos no estado. As viagens oferecidas pela agência eram tanto para cidades brasileiras como para destinos fora do país. Cerca de 100 pessoas se dizem prejudicadas.
Um dos que caiu no golpe do pacote barato foi o estudante Kaio Ribeiro. Parecia que essa seria a única oportunidade de conhecer a Ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Sem perder tempo, Kaio pagou o pacote à vista e começou a fazer planos. Até que na sexta-feira (10), descobriu que havia sido vítima de um golpe.
Assim como ele, outras pessoas foram atraídas pela promessa de uma viagem com orçamento que cabia no bolso, como passagem e hospedagem incluídas no preço. A professora aposentada Cléa Aguiar programou uma viagem para a Europa no ano que vem e também descobriu que o pacote não existia.
Quando as primeiras denúncias surgiram, as pessoas prejudicadas investigaram a empresa Four Reserv, responsável pelos pacotes. Após um breve levantamento pela internet descobriram que, pelo menos 179 pessoas compraram pacotes através da agência, o que pode representar prejuízo de cerca de R$ 500 mil,
Em Tianguá, na Serra da Ibiapaba, 30 pessoas foram à Delegacia Regional registrar um boletim de ocorrência. Em um shopping da cidade funcionava uma das lojas da empresa Four Reserv e desde a última sexta-feira ninguém consegue falar com o responsável pela empresa e a loja segue fechada.
Sede na Bélgica
Segundo os contratos firmados pelas pessoas que adquiriram pacotes de viagem, a empresa tem sede na Bélgica e filiais nos Estados Unidos, Dubai e em algumas cidades brasileiras, como Parnaíba, no litoral do Piauí, Tianguá e Fortaleza, no Ceará. O curioso é que o único número de telefone que aparece no contrato tem o DDD da capital cearense e está desligado.
A Polícia Civil, em Fortaleza, também investiga o caso. Setenta pessoas já registraram queixas contra a agência na Delegacia de Defraudações. Carlito Cassimiro Feijão Júnior, responsável pela empresa, está sendo procurado pela polícia por suspeita de estelionato.
O G1 e a TV Verdes Mares tentaram falar como responsável pela empresa, mas o telefone segue desligado, assim como o da agência de Fortaleza. Em nota, a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) informou que a Four Reserv não pertence ao quadro de empresas associadas.