segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Diretor da Televisa, emissora investigada no Fifagate, é morto

Diretor da Televisa, emissora investigada no Fifagate, é morto




Morte de Adolfo Lagos está sendo investigada


Morte de Adolfo Lagos está sendo investigada
Reprodução/ Televisa-Izzy





O amplo esquema de corrupção na Fifa continua chocando as estruturas do futebol. Um diretor da rede de televisão mexicana Televisa foi assassinado no último domingo (19) enquanto pedalava por uma rodovia próxima ao sítio arqueológico de Teotihuacán, um dos mais visitados do país. Adolfo Lagos Espinosa, de 69 anos, era vice-presidente de comunicação da Televisa, empresa acusada pelo delator argentino Alejandro Burzaco de pagar propina a dirigentes do alto escalão do futebol para garantir o direito de transmissão de eventos esportivos. Além da Televisa, a Rede Globo também foi apontada por Burzaco como uma das emissoras envolvidas no escândalo.



Adolfo Lagos Espinosa é a segunda pessoa a morrer desde que o julgamento do Caso Fifa começou, há duas semanas. O primeiro foi o argentino Jorge Delhon, encontrado morto em Lanús na última quarta-feira (15) após ter seu nome indicado nas delações no Tribunal do Brooklyn, em Nova York. No entanto, Lagos não chegou a ser citado textualmente no depoimento e de acordo com a jornalista Silvina Pensel, que cobre o caso nos Estados Unidos, não trabalhava na área de esportes e por isso não teria participado do acordo sob suspeita. A sua morte seria uma triste coincidência com as delações do Fifagate.






O assassinato do executivo gerou uma nota de comoção pelo presidente do México, Enrique Peña Nieto. “Lamento e condeno os eventos em que Adolfo Lagos Espinosa perdeu a vida”, escreveu no Twitter Peña Nieto. Ele anunciou que a Procuradoria Geral da República colaborará nas investigações do caso.



De acordo com relatórios policiais, o executivo da Televisa estava acompanhado por um empresário e um segurança que tentaram impedir a ação de dois criminosos, mas não tiveram sucesso. Adolfo Lagos Espinosa chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.



“O Grupo Televisa lamenta profundamente a morte do diretor Adolfo Lagos Espinosa que ocorreu no Estado do México. Nossas condolências a sua esposa, filhas e membros da família membros”, escreveu a Televisa no Twitter.



De acordo com o jornal Wall Street Journal, antes de ingressar no setor de comunicações em 2013, Lagos fez carreira no setor financeiro. Ele foi responsável por liderar a venda do grupo mexicano Serafín ao banco Santander durante os anos 90. Mais tarde, assumiu um alto cargo na sede do banco em Madri, na Espanha.



EsportesR7 no YouTube. Inscreva-se