Bill Belichick foi multado por caso de espionagem
Maddie Meyer/Getty Images - 07.09.2017
A revelação da repórter Gabriel Moreira, da ESPN Brasil, de que o Grêmio espionou adversários com um drone pegou o futebol brasileiro de surpresa. Investigações acerca do ocorrido certamente se desenrolarão ao longo dos próximos dias, e ninguém sabe que tipo de punição o clube gaúcho pode encarar. Mas a NFL (National Football League, principal liga de futebol americano) pode ajudar.
Em 2007, a NFL precisou lidar com um caso de espionagem. Um integrante da comissão técnica do New England Patriots, um dos maiores campeões do esporte, foi flagrado filmando ilegalmente sinais emitidos pelo treinador adversário, indicando jogadas a seus atletas.
O episódio desencadeou uma investigação da liga, que acabou encontrando uma sala cheia de evidências comprovando a trapaça do time de Boston. Funcionários da franquia constantemente filmavam técnicos rivais na beira do campo para descobrir que jogada chamavam a partir dos sinais que enviavam a seus jogadores.
A pesquisa, feita de maneira irregular, continha dados coletados durante sete anos. Na biblioteca de espionagem dos Patriots, vídeos e anotações detalhavam as jogadas de outras equipes da liga.
O escândalo, que ficou conhecido como “Spygate”, rendeu uma multa de 500 mil dólares ao treinador dos Patriots, Bill Belichick. O clube foi obrigado a pagar 250 mil dólares como punição e ainda perdeu uma escolha de primeira rodada no draft, evento de escolha de jogadores jovens das universidades para os times profissionais. Nenhuma partida disputada pela equipe foi anulada ou desconsiderada.
EsportesR7 no YouTube. Inscreva-se
*Pedro Rubens Santos, estagiário do R7