O Centro de Fortaleza vai contar com efetivo policial de 424 agentes, divididos entre policiais civis, militares e Corpo de Bombeiros, durante os próximos três meses. O reforço policial faz parte da Operação Centro Seguro, que teve início nesta sexta-feira (17), para coibir a criminalidade na área com o aumento do fluxo de pessoas durante o período.
A operação Centro Seguro deste ano será ampliada neste ano e terá duração de três meses. Em 2015, a segurança foi reforçada até o Natal; e em 2016, até 6 de janeiro do ano seguinte.
Segundo o secretário de Segurança, André Costa, “o reforço nesse local também é resposta aos registros que a população tem feito quando vítimas de ações criminosas. O policiamento é direcionado de acordo com os dados coletados por meio dos Boletins de ocorrência”.
Vão ser 320 policiais militares a pé, montados, patrulhas móveis e de bicicleta envolvidos na atuação. As praças da Estação, do Ferreira, José de Alencar, dos Leões, Passeio Público e o Parque das Crianças vão ter reforço, além dos principais cruzamentos da área. A polícia civil vai contar com 80 policiais e sete veículos.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o Corpo de Bombeiros fará uso diário de um veículo Auto Bomba Tanque (ABT), que ficará disponível no Centro durante o dia e, à noite, por ocasião do Ceará Natal de Luz que será realizado na Praça do Ferreira; e de uma ambulância do Grupamento de Socorro e Urgência (GSU). No total, 24 bombeiros atuarão diretamente na operação.